Rafael Nadal está a preparar-se para defender a seleção espanhola na edição inaugural da United Cup, um evento particularmente importante já que serve de lançamento para o Australian Open. O espanhol confessa que nem quer saber se esta é a última vez que joga na Austrália e ainda falou sobre o facto de não ter o seu pequeno filho consigo nesta viagem.
UNITED CUP PELA PRIMEIRA VEZ
É sempre diferente quando jogas em equipa. Estamos habituados a jogar a Taça Davis ou Fed Cup. Não é nada cem por cento novo, mas ao mesmo tempo é a primeira vez que partilhamos forças entre homens e mulheres. Vai ser emocionante. Estou curioso para ver como esta nova competição funciona e como é que as coisas vão correr. Podemos criar um bom ambiente, espero que comecemos bem porque temos um grupo muito difícil.
ÚLTIMA VEZ NA AUSTRÁLIA
Como profissional nunca se sabe. Espero que não seja a minha última vez na Austrália. Quando chegas a uma certa idade, nunca sabes quando será a última. É óbvio, mas não gosto de falar nisso agora. Vou concentrar-me em jogar ao nível mais alto possível para ter a hipótese de ser competitivo e lutar por tudo. É o meu objetivo. Não penso se é a minha última vez aqui ou não.
LONGE DO SEU FILHO
No primeiro torneio que joguei como pai sem o meu filho comigo, perdi na primeira ronda. No segundo viajei com ele e fiquei na fase de grupos. Ganhei o meu último encontro, mas tenho de melhorar. Tenho de organizar um pouco a minha vida, como toda a gente quando tem um filho. Estou feliz por estar na Austrália uma vez mais, espero estar pronto para desfrutar deste mês aqui.