A brasileira Bia Haddad Maia conseguiu nesta semana mais um feito histórico para o tênis nacional. Além de ficar com o vice na chave de duplas no WTA 1000 de Guadalajara, no México, e assim se classificar para o WTA Finals com a casaque Anna Danilina, a paulista aproveitou a campanha no torneio na América do Norte para atingir grandes feitos nos rankings da WTA.
Mesmo com a eliminação na estreia pela chave de simples, Bia Haddad ganhou três posições e voltou para o Top 15, ocupando o 15º lugar e igualando a melhor marca da carreira. De quebra, também subiu bem na lista de duplas e igualmente aparece entre as 15 melhores do mundo. A tenista paulista saltou nove posições com o vice e assumiu a 13ª colocação, conseguindo na mesma semana a sua maior marca em ambos os rankings.
Clinching the last @WTAFinals spot with a run to the Guadalajara final
See you in Fort Worth, Bia & Anna! pic.twitter.com/FbMYbFHYNB
— wta (@WTA) October 23, 2022
Classificadas para o WTA Finals, que será na próxima semana, Bia Haddad e Anna Danilina chegam à competição como a sétima melhor parceria da temporada. A campanha em Guadalajara as fez sair da nona posição, superando duas duplas rivais.
Quem também cresceu e está se consolidando, após se recuperar de grave lesão, é a paulista Luisa Stefani, que voltou a figurar no Top 100 do ranking de duplas da WTA, precisando de apenas quatro torneios para alcançar o feito. O retorno triunfal veio nesta segunda-feira, após a grande conquista em Guadalajara, batendo na final a compatriota Bia Haddad.
Com o título conquistado no México, a ex-Top 10 deu um enorme salto no ranking de duplas e ganhou 162 posições de uma vez só. A arrancada de Stefani não apenas a levou de volta para o Top 100, mas também a deixou já bem perto do Top 50, ocupando o 55º lugar.
Stefani teve grandes resultados desde que voltou a competir. Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito na semifinal do US Open do ano passado, ela ficou um ano inteiro afastada e retornou em grande estilo, conquistando o título no WTA de Pune, na Índia, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, seu primeiro torneio na temporada.
¡La selfie autografiada de las campeonas @stormsanders94 y @Luisa__Stefani !@WTA | @WTA_Espanol #WTA #GDLOPENAKRON #WTA1000 #Somos1000 pic.twitter.com/szRiyvlxAJ
— GDL OPEN AKRON WTA1000 (@WTAGuadalajara) October 24, 2022
Na sequência, Dabrowski foi sua algoz no WTA 500 de Tóquio, no Japão, onde a brasileira jogou ao lado da tenista da casa Ena Shibahara. Já nos Estados Unidos, após desistir de competir em Las Vegas, ela se juntou com a australiana Storm Sanders, com quem foi às quartas em San Diego, antes de conquistar o título em Guadalajara.
Masculino
Atual número 1 do Brasil, o cearense Thiago Monteiro amargou uma queda de cinco posições e agora é o 66º do mundo no ranking de simples da ATP. Também foi para baixo o paulista Felipe Meligeni, sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni, que perdeu seis lugares e aparece nesta segunda-feira como o 169º colocado da lista.
Outro que caiu foi o veterano paulista Daniel Silva, que desceu nove colocações e agora é o 236º da ATP. Logo atrás dele vem o também paulista Gabriel Décamps, que se manteve na 277ª posição.
O post Classificada ao WTA Finals em duplas, Bia Haddad consolida bom ano com subida em rankings apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.