Matteo Berrettini, número 16 do Mundo e a ter uma época muito marcada por problemas físicos — quando não está lesionado… ganha na maioria das vezes –, garantiu este sábado uma vaga na final do ATP 250 de Nápoles, em Itália. É a primeira final da sua carreira em piso rápido (as suas 11 anteriores tinham sido seis em terra batida e cinco em relva) e a primeira em solo italiano, aos 26 anos.
O transalpino esteve longe de apresentar o seu melhor ténis e chegou a ser aconselhado a desistir pela sua equipa técnica — devido a dores fortes no pé esquerdo –, mas lutou até ao fim e derrotou o norte-americano Mackenzie McDonald, 72.º ATP, por 3-6, 7-6(2) e 6-3, em 2h35 de uma batalha nem sempre bem jogada. No final, foi o próprio McDonald que acabou… com cãibras.
Berrettini reaches his first ATP final on home-soil! 🙌@MattBerrettini comes from a set down to defeat Mackenzie McDonald 3-6 7-6 6-3 in Naples! 🇮🇹#TennisNapoliCupbyBCP pic.twitter.com/y5YjRKyPoq
— Tennis TV (@TennisTV) October 22, 2022
Berrettini espera pelo vencedor da segunda meia-final, entre o seu compatriota Lorenzo Musetti e o sérvio Miomir Kecmanovic, para saber quem defronta na final de domingo (14 horas).