Destaque do tênis brasileiro, Bruno Soares anuncia aposentadoria aos 40 anos

0
50

Com o tênis brasileiro em alta por conta da ótima fase vivida pela paulista Bia Haddad Maia, atualmente no Top 20 do ranking da WTA, um dos maiores nomes da história recente da modalidade no País, com direito a seis títulos em Grand Slams, anunciou neste sábado a sua aposentadoria das quadras. Em suas redes sociais, o mineiro Bruno Soares, aos 40 anos, decretou o final de sua carreira profissional, dias após a eliminação na segunda rodada do US Open.

“Obrigado, tênis. É hora de dizer adeus. Obrigado por 22 anos realizando meu sonho diariamente. A todos que estiveram comigo nessa jornada o meu eterno agradecimento. Nada disso seria possível sem vocês. Um ciclo se encerra para outro se iniciar. The End”, escreveu Bruno em um post na sua conta oficial do Instagram com uma foto aos dos filhos Noah e Maya.

O primeiro título de Bruno Soares em um Grand Slam foi na chave de duplas mistas do US Open de 2012, ao lado da russa Ekaterina Makarova. Dois anos mais tarde, repetiu a façanha e faturou a sua segunda taça em Nova York, desta vez com a indiana Sania Mirza.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bruno Soares (@brunosoares82)

Em janeiro de 2016, no Aberto da Austrália, ganhou seu primeiro Grand Slam de duplas masculinas, junto do britânico Jamie Murray. Na mesma competição foi campeão nas duplas mistas com a russa Elena Vesnina. Assim, ele se tornou o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960, a vencer dois títulos no mesmo torneio. No mesmo ano, voltou a conquistar o US Open, desta vez ao lado de Murray nas duplas masculinas. O bicampeonato em Nova York veio quatro anos depois, ao lado do croata Mate Pavic.

Por duas vezes, Bruno Soares terminou uma temporada tendo feito parte da melhor dupla do mundo – isso em 2016 e 2020. Ele venceu 554 partidas de duplas em nível ATP, com seus diferentes parceiros, e acumulou uma premiação superior a US$ 6,9 milhões (R$ ?? milhões na cotação atual).

O tenista mineiro também defendeu o Brasil em várias competições. Pela Copa Davis, jogou 20 partidas de duplas e venceu 15. Disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. Também jogaria em Tóquio-2020, no ano passado, mas precisou de uma cirurgia de apendicite às vésperas do evento, quando já estava no Japão.

Bruno Soares conquistou 35 títulos no circuito profissional e esteve em outras 34 finais. Suas conquistas mais recentes foram os ATP 250 de Melbourne (Austrália) e São Petersburgo (Rússia), no ano passado, ao lado de Murray. E na atual temporada havia disputado a final do Rio Open.

O post Destaque do tênis brasileiro, Bruno Soares anuncia aposentadoria aos 40 anos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.