A brasileira Vitoria Miranda foi anunciada nesta terça-feira (6) pela Federação Internacional de Tênis (ITF) como a vencedora do prêmio de Melhor Atleta Juvenil de 2025 no tênis em cadeira de rodas. É a primeira vez que um representante do país recebe a honraria, estabelecida pela entidade em 2020 para reconhecer desempenho e conduta esportiva.
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Aos 18 anos, Miranda encerrou sua trajetória nas categorias de base com um retrospecto de 10 títulos de simples e oito de duplas na temporada. O desempenho teve consolidação com as vitórias nas chaves juvenis de dois Grand Slams: o Australian Open e Roland Garros. Em ambos, a brasileira venceu tanto em simples quanto em duplas.
“Não há nada melhor do que encerrar meu último ano como juvenil com esse reconhecimento internacional”, afirmou a tenista em entrevista para o site oficial da ITF. Vitória já ocupa a liderança do ranking nacional e o top 20 da lista mundial adulta.
Além do esporte
O comitê da ITF destacou que a escolha de Miranda também levou em conta sua atuação fora das quadras. A atleta realiza palestras em escolas sobre acessibilidade e o papel do esporte na inclusão de pessoas com deficiência. No último ano, ela também concluiu o ensino médio e iniciou o curso superior, conciliando a rotina acadêmica com o calendário de competições.
Para o ciclo de 2026, os planos da brasileira incluem a transição definitiva para o circuito profissional. “Minhas ambições agora são disputar as chaves principais dos Grand Slams e buscar uma medalha paralímpica”, projetou. O prêmio masculino da categoria foi entregue ao australiano Jin Woodman.
O post Mineira de 18 anos é eleita a melhor tenista juvenil do mundo pela ITF apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
