Sofia Kenin tem sentido muitas dificuldades dentro de court, com incontáveis problemas físicos a afastarem a norte-americana da ribalta, isto depois de ter sido número quatro do ranking WTA. Aos 23 anos, agora surge na 419.ª posição da hierarquia mundial feminina, sendo que acabou de receber uma notícia especialmente difícil. É que o seu treinador e namorado foi suspenso por 12 anos devido a manipulação de resultados.
Em causa está o holandês Max Wenders, que admitiu à Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA) ter cometido essas ilegalidades. Wenders confessou ainda ter destruído provas e não ter denunciado as abordagens de corrupção que recebeu. Desta maneira, não pode jogar, treinar ou sequer assistir a qualquer torneio de ténis durante 12 anos a partir da data em que a decisão entra em vigor. Neste caso, falamos de 28 de abril de 2021.
Além disso, Wender tem de pagar uma multa de 12 mil dólares, ele que passou a ser treinador de Kenin depois de esta ter terminado a ligação profissional ao seu pai. Curiosamente, Kenin volta esta semana aos courts depois de quatro meses afastada, tendo feito um encontro de exibição com Coco Gauff em Atlanta.