João Sousa, número um português e 58.º colocado do ranking ATP, foi surpreendido esta segunda-feira na primeira ronda do ATP 250 de Gstaad, um torneio que ele até gosta (é disputado com altitude e já foi semifinalista), mas no qual não conseguiu ser (nada) feliz desta feita.
O vimaranense de 33 anos foi surpreendido pelo wild card local Alexander Ritschard, número 190 ATP, que representou os Estados Unidos até 2021 e que nunca tinha vencido um encontro num torneio ATP, por 6-3 e 6-3, em 1h33 de duelo. Ritschard, que está no melhor momento da sua carreira, nunca havia sequer derrotado um top 100 em toda a sua vida, mas recentemente forçou Stefanos Tsitsipas a quatro sets em Wimbledon. O encontro foi assistido de perto por Severin Luthi, selecionador suíço e treinador de Roger Federer.
A top performance 👏
Alexander Ritschard gets his first ever ATP tour win after defeating Sousa 6-3 6-3!#SwissOpenGstaad pic.twitter.com/ukiWBwBEee
— Tennis TV (@TennisTV) July 18, 2022
Sousa ainda vai jogar pares em Gstaad, ao lado de Benoit Paire, e depois segue na próxima semana para o ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, antes de passar para o piso rápido e jogar Los Cabos, no México, na semana seguinte. O torneio conta ainda com outro português em pares, Francisco Cabral, que compete ao lado de Tomislav Brkic.