Iga Swiatek, a jogadora mais dominadora do circuito feminino nos últimos anos, com cinco títulos de Grand Slam e mais de 100 semanas como número 1 do mundo nos últimos quatro anos, aceitou uma suspensão de um mês após um teste de antidoping positivo feito fora de competição durante o mês de agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pela Unidade para a Integridade do Tênis (ITIA).
O exame antidoping deu positivo para trimetazidina (TMZ), uma substância que tem efeitos significativos no aumento da performance cardíaca e na capacidade de aguentar altos ritmos cardíacos com menos consumo de oxigênio. Swiatek, porém, conseguiu provar que a substância se encontrava no seu organismo por contaminação de um medicamento que a ajudaria a dormir (melatonina) e que lhe foi vendido na Polônia.
Leia também:
– Keys casou com Fratangelo com a presença de várias estrelas da WTA
– Johnson pensou em se aposentar após perder para Sinner de 17 anos
– WTA 125 de Florianópolis confirma mais duas brasileiras na chave principal
A ex-número 1 do mundo já esteve suspensa provisoriamente durante 22 dias, antes de ganhar o recurso, e foi por isso que ficou de fora do WTA 500 de Seul, WTA 1000 de Wuhan e WTA 1000 de Pequim, perdendo a liderança do ranking mundial para a belarussa Aryna Sabalenka nesse período.
Depois de várias entrevistas e investigações, a ITIA entendeu que a polonesa não tinha culpa na contaminação da substância e suspendeu-a apenas por um mês. Como já cumpriu 22 dias, vai somente ter de cumprir mais oito… durante as férias. Assim, iniciará 2025 sem sobressaltos. O dinheiro do WTA 1000 de Cincinnati, torneio seguinte ao teste positivo, também foi retirado.
Polish tennis player Iga Świątek has accepted a one-month suspension under the Tennis Anti-Doping Programme.
— International Tennis Integrity Agency (@itia_tennis) November 28, 2024
Este é o segundo caso de doping em tenistas de grande renome que abalaram a modalidade em 2024, depois de Jannik Sinner, que também conseguiu provar a contaminação após dois testes positivos em março e abril. O italiano ainda aguarda a resposta do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ao recurso da Agência Mundial de Antidoping (WADA), que atualmente é presidida… por um polonês.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos tornar o tênis cada vez mais popular!
Esta notícia foi originalmente publicada em Bola Amarela:
Fonte original
Autor: José Morgado