Kudermetova e Karatsev fora dos Jogos Olímpicos por falharem ‘teste de neutralidade’

0
3
Kudermetova e Karatsev fora dos Jogos Olímpicos por falharem ‘teste de neutralidade’

Aslan Karatsev Veronika Kudermetova ficaram de fora dos Jogos Olímpicos por terem sido os únicos a falhar o ‘teste de neutralidade’ conduzido pela Federação Internacional de Ténis (ITF) e pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Russos e bielorrussos tinham de provar ser totalmente neutros em relação ao regime de Vladimir Putin e à guerra na Ucrânia e tanto Karatsev como Kudermetova acabaram por não ser validados.

No caso de Kudermetova, atual número 38 do Mundo, o problema está relacionado com o facto de ter competido durante vários meses com o logotipo da Tatneft, empresa petrolífera que esteve entre as que foram alvo de sanções da União Europeia pela ligação ao regime de Putin. Quanto a Karatsev, que foi medalha de prata nos pares mistos em Tóquio, a sua exclusão não se encontra justificada para já.

Já se sabia que a equipa russa será formada por Daniil Medvedev, Roman Safiullin, Pavel Kotov, Ekaterina Alexandrova, Mirra Andreeva e Diana Shnaider, mas agora percebe-se que Karatsev e Kudermetova também podiam ter figurado.

Leia também: