Foi preciso chegar aos 35 anos para Rafael Nadal ter uma primeira vez que certamente não queria no ténis profissional. É que o número quatro do ranking ATP vai chegar a Roland Garros sem pelo menos uma final disputada num dos Masters 1000 de terra batida, algo que é inédito no seu percurso ímpar.
O espanhol não disputou o Masters 1000 de Monte-Carlo devido à fratura de stress nas costelas, ao passo que caiu nos quartos-de-final de Madrid frente a Carlos Alcaraz e agora acabou eliminado por Denis Shapovalov nos oitavos-de-final em Roma. Assim, chega em branco neste registo a Paris, isto numa altura em que se acumulam as dúvidas sobre se a lesão crónica no pé esquerdo vai permitir que o espanhol dispute o Grand Slam francês.
Esta série começou em 2005, ano da sua estreia em Roland Garros, onde chegou desde logo com os títulos nos Masters 1000 de Monte-Carlo e Roma. Agora, o cenário muda radicalmente e apresenta-se um novo desafio para o espanhol, que em 2020 também chegou a Paris sem finais num Masters 1000 em terra, mas porque se tratou de um ano excecional em que não houve uma temporada de pó de tijolo tradicional: Rafa apenas jogou Roma em setembro, antes de vencer em Paris sem perder qualquer set.
at the age of 35, for the 1st time in his career, rafael nadal arrives at the roland garros without having played at least a masters 1000 final in the clay season pic.twitter.com/M3YGPCHEoF
— enrico maria riva (@enricomariariva) May 12, 2022