O dérbi de Itália deixou o Court Central completamente lotado, até porque em causa estava um confronto de gerações, e a verdade é que quem sorriu… foi o miúdo. Jannik Sinner levou a melhor numa autêntica montanha russa com Fabio Fognini e carimbou o passaporte rumo aos oitavos-de-final do Masters 1000 de Roma.
O número 13 do ranking ATP bateu o 56.º da hierarquia mundial com os parciais 6-2, 3-6 e 6-3, que até escondem a loucura que por vezes se viveu no Centrale. Ao cabo de pouco mais de duas horas, Sinner resistiu aos momentos de loucura e de virtuosismo de Fognini, que acabou por cometer demasiados erros na hora da verdade.
Sinner wins the 🇮🇹 battle of youth v experience 👏
He holds off Fognini 6-2 3-6 6-3 under the lights.@janniksin | @InteBNLdItalia | #IBI22 pic.twitter.com/yAw0WPVxjX
— ATP Tour (@atptour) May 11, 2022
No segundo set, Fognini começou a elevar o nível e deslumbrou, mesmo que pelo meio tenha destruído uma raquete que quase foi para as bancadas quando a atirou ao chão. Lá forçou a terceira partida, onde entrou mal e viu Sinner fugir para 4-1. Certo é que a magia do antigo top 10 voltou e aproximou-se para 3-4, antes de um jogo de serviço desastroso com duas duplas faltas e mais dois erros não forçados que se revelaram demasiado penalizadores para Fognini.
Assim, Sinner avança para os oitavos-de-final, onde agora vai defrontar Filip Krajinovic, sendo que cruza com Stefanos Tsitsipas ou Karen Khachanov nuns potenciais quartos-de-final.