É uma das histórias mais inacreditáveis da temporada tenística. O finlandês Harri Heliovaara e o seu parceiro britânico Lloyd Glasspool entraram a ganhar esta quarta-feira no ATP Masters 1000 de Roma, às custas de uma grande vitória sobre Joe Salisbury e Rajeev Ram, mas na véspera esta dupla… nem sequer estava no torneio. Heliovara e Glasspool ficaram de fora do torneio e cada um rumou ao seu país para descansarem uns dias, mas os supervisores Gerry Armstrong e Carlos Sanches ligaram aos dois tenistas na terça-feira à noite, informando-lhes que teriam chance de entrar no quadro caso chegassem a Roma a tempo de substituir, como alternates, o lesionado Andrey Rublev.
Glasspool atendeu a chamada, mas Heliovaara estava incontactável, quer para os supervisores, quer para o seu parceiro, que lhe ligou durante toda a noite enquanto o finlandês… dormia. Ora quem ‘salvou’ a situação foi o filho recém nascido do nórdico, que chorou a meio da noite, acordou os pais e fez com que Harri fosse ao telemóvel dar conta das suas sete chamadas não atendidas. Foi a tempo de apanhar um voo para Roma… e ganhar aos melhores do Mundo. Uma história digna de filme.
Harri Heliövaara / Lloyd Glasspool (alt) just beat world #1 team Ram/Salisbury in Rome. Heliövaara woke up at 2.30 am this morning in Helsinki to his baby crying and luckily checked his phone: they had a chance to get in the tournament! Both took morning flights, got in, won!
— Tuomas Niskakangas (@TNiskakangas) May 11, 2022