O dia começou terrível para o ténis transalpinos, com três homens e duas mulheres a despedirem-se do Internazionali BNL d’Italia. Lorenzo Sonego, Giulio Zeppieri, Flavio Cobolli, Elisabetta Cocciaretto e Martina Trevisan fizeram as malas, até que Fabio Fognini surgiu para salvar a honra transalpina em Roma.
A tarefa era traiçoeira, já que de outro lado da rede estava Dominic Thiem, mas a verdade é que Fogna mostrou o seu talento e acabou por festejar com os parciais 6-4 e 7-6(5), pese embora a boa réplica e os sinais positivos que o austríaco, antigo número três mundial, voltou a deixar neste seu ainda lento regresso ao circuito.
Thiem até teve dois break points a 2-1 no primeiro set, mas Fognini saiu ileso e castigou o austríaco a 4-4 para depois selar a conquista do parcial inaugural. Já na segunda partida, Fogna voltou a salvar um ponto de break e quebrou, abrindo para 5-3. No entanto, Thiem salvou um match point no serviço do italiano e forçou o tie-break, onde o transalpino recuperou o ascendente e fechou o encontro. Agora fica à espera de Pedro Martínez ou… Jannik Sinner.
Delight on home soil 🙌
Fognini gets past Thiem under the lights 6-4 7-6(5).@fabiofogna | @InteBNLdItalia | #IBI22 pic.twitter.com/RoaOGwuVsK
— ATP Tour (@atptour) May 9, 2022