João Sousa viveu nos últimos dias em Indian Wells momentos de alguma incerteza. O número um português esperou até ao último minuto por uma desistência de Novak Djokovic que o impedisse de jogar a fase de qualificação, acabou mesmo por ter de competir na fase prévia, salvou um match point na primeira ronda e acabou por perder na segunda e última diante do norte-americano Christopher Eubanks. Ironia do destino? Djokovic desistiu na quarta-feira, Sousa foi ao sorteio dos lucky losers (com o australiano John Millman) e… venceu-o, agarrando a vaga que deveria ter sido sua caso o número dois do Mundo tivesse desistido atempadamente do torneio — o português era o primeiro alternate.
“No ténis nunca há uma justiça, mas acho que já merecia”, confessou-nos o português a partir da Califórnia após ter conhecimento da notícia.
O vimaranense de 32 anos tem assim uma segunda vida em Indian Wells e vai defrontar na primeira ronda da prova o espanhol Pedro Martínez, número 49 do Mundo e na melhor fase da carreira. Este será o segundo encontro entre os dois, depois de Sousa ter vencido o único entre ambos, na primeira ronda do ATP 250 de Marraquexe, em 2018. O duelo será já esta quinta-feira (madrugada de sexta, pelas 4 horas da manhã) no Stadium 4 terá transmissão em direto na Sport TV.
Em caso de vitória, Sousa reencontra o campeão em título Cameron Norrie, numa secção do quadro onde também estão Nikoloz Basilashvili e Stefanos Tsitsipas.
Q/LL
[Q] Machac vs Popyrin
[Q] Wolf vs Gaston
[L] Sousa vs Martínez
[Q] Kokkinakis vs Korda
[Q] Eubanks vs Cressy
[Q] Rune vs Humbert
[Q] Broady vs Kecmanovic
[Q] Sandgren vs VdZ
[Q] Munar vs [Q] Shang
[Q] Kukushkin vs Paul
[Q] Kohls vs Ruusuvuori
[Q] Daniel vs Murray (again!)— José Morgado (@josemorgado) March 10, 2022