Depois de viver dias memoráveis no Complexo de Ténis da Maia, onde foi peça fundamental na vitória de Portugal frente à Polónia no playoff do Grupo Mundial da Taça Davis, Nuno Borges seguiu rapidamente viagem para Itália e, no meio do gelo que se faz sentir por aqueles lados, entrou com o pé direito em mais uma semana no circuito Challenger.
O número 161.º do ranking ATP defendeu o estatuto de sexto cabeça-de-série em Roseto degli Abruzzi, ao bater o francês Mathias Bourgue (232.º) num verdadeiro duelo de extremos. É que o encontro resolveu-se em três sets, mas em apenas 1h30, já que os parciais foram 6-1, 1-6 e 6-1.
A história é fácil de contar, com o maiato de 25 anos a dominar por completo o primeiro e terceiro parciais, ao passo que desligou um pouco na segunda partida, sentindo mais dificuldades. No entanto, terminou a todo o vapor – mesmo com temperaturas a rondar os 7 graus e a competir ao ar livre… – e carimbou o acesso à segunda ronda, onde agora vai defrontar o qualifier italiano Matteo Arnaldi (355.º), que bateu Francesco Passaro (489.º), por 6-3 e 6-4.
Nuno Borges no Bola Amarela Podcast: «Nunca pensei já estar a 160 e tal do Mundo»