Numa das maiores surpresas da temporada, David Goffin deixou Carlos Alcaraz num choque absoluto. É que o belga, número 66 do ranking ATP e a viver um momento complicado da carreira, assinou uma grande exibição que coincidiu com o uma dia desastrado do número um do Mundo para triunfar na primeira ronda do torneio de Astana.
MAGICAL DAVID 🪄
Lucky loser 🇧🇪 @David__Goffin causes a huge upset in Astana, defeating the World No. 1 Alcaraz 7-5, 6-3!@ktf_kz | #AstanaOpen pic.twitter.com/DxHkpfRO3p
— ATP Tour (@atptour) October 4, 2022
Goffin até só entrou no quadro principal como lucky loser, mas festejou esse feito improvável, ao derrotar Alcaraz com os parciais 7-5 e 6-3. O líder da hierarquia mundial masculina acumulou erros atrás de erros e só a espaços mostrou o porquê de estar sentado no trono do ranking ATP, insuficiente para contrariar o grande dia que o antigo número sete viveu.
E a verdade é que os números podiam ter sido ainda mais pesados, tendo em conta que Goffin liderou por 5-2 no primeiro set — depois de ser quebrado para 1-2 — e por 5-1 no segundo. Alcaraz ainda recuperou tudo no parcial inaugural, mas acabou mesmo por perder em sets diretos, algo que ainda não lhe tinha acontecido esta temporada.
Alcaraz faz as malas e segue para Basileia, outro ATP 500 em que irá participar, ao passo que Goffin vai medir forças com o francês Adrian Mannarino na luta por um lugar nos quartos-de-final no Cazaquistão.